Ser Ativo na SIPAT da Scania / Codema

Semana passada a SER ATIVO participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes em todas as unidades  da Scania / Codema.

Atendendo mais de 450 colaboradores tivemos atividades de ginástica laboral, palestras e massagem.

As unidades atendidas foram: São Bernardo, Guarulhos, Santos,  Pouso Alegre -MG, Registro, Sorocaba, Jundiaí, Caçapava e Vila Maria 

 

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Suplementos Alimentares: acabe com suas dúvidas!

Os suplementos alimentares são produtos indicados para pessoas que não conseguem atingir as necessidades nutricionais necessárias através da alimentação, os atletas, por exemplo, muitas vezes têm um gasto energético e uma demanda de proteínas maior do que conseguem consumir com a alimentação, sendo assim, o uso dos suplementos alimentares muitas vezes torna-se necessário.

Além dos atletas, pessoas com restrições alimentares como a intolerância a lactose ou vegetarianos também podem necessitar de suplementos.

Existem vários tipos de suplementos alimentares no mercado. São eles:

Repositores hidroeletrolíticos
Popularmente chamados de isotônicos, são bebidas esportivas repositoras de carboidratos e eletrólitos (sódio, cloreto, potássio, vitaminas e minerais) que são perdidos durante o exercício. É importante que tenhamos cuidado com o consumo indiscriminado, pois, como possui sódio entre outros minerais, se utilizado sem necessidade pode causar alteração da pressão arterial e ganho de peso devido a presença de açúcar.

Repositores energéticos
São suplementos compostos por carboidratos e devem ser utilizados em atividades de longa duração e grande gasto energético para a melhora da performance do atleta. O consumo deste suplemento também deve ser monitorado, pois, se consumido em quantidades superiores ás necessárias pode-se resultar em ganho de peso e aumento da glicemia, favorecendo o surgimento do Diabetes.

Alimentos proteicos

Suplementos a base de proteínas utilizados muitas vezes para facilitar o ganho de massa muscular, melhora do desempenho e força. O consumo deste produto, assim como os outros suplementos deve ter grande atenção, pois, o excesso de proteína, pode ocasionar problemas renais.


Alimentos compensadores

São produtos de formulação de nutrientes variada, contém carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, são utilizados por pessoas que tem dificuldade no ganho de peso.

Aminoácidos de cadeia ramificada

Conhecido como BCAA são produtos com concentrações variadas de valina, leucina e isoleucina, como fornecedores de energia. Estes aminoácidos são relacionados aos processos anabólicos do metabolismo e à redução de fadiga central em exercícios de longa duração.

 

Como vimos, todos os suplementos alimentares devem ser consumidos com cautela e por pessoas que realmente precisam, por isso, não consuma suplementos alimentares sem prescrição de um médico ou nutricionista. Procure um profissional que dirá se há necessidade ou não de suplementação e se sim, irá calcular a quantidade necessária para você de acordo com o consumo alimentar.

 

Por Isabela Bernat – nutricionista da SER ATIVO

Meia Maratona de Buenos Aires pela aluna da SER ATIVO!

Relato da nossa aluna Manuela de Sousa sobre sua participação em uma prova internacional!!

“No dia 09 de setembro de 2012 corri a Meia Maratona de Buenos Aires. Era uma manhã gelada, fazia aproximadamente 8 graus – temperatura excelente para o meu objetivo, fazer a prova em menos de 2 horas. Esta seria a segunda vez que correria esta distância, 21 km. A primeira vez, em março de 2011 realizei em 2h04min. Porém, por inúmeros afazeres profissionais fui deixando a corrida meio de lado na minha vida. Mas, em março deste ano decidi procurar uma assessoria e rever minhas metas com a corrida – que tanto me faz bem! Encontrei a SER ATIVO e desde então, iniciei uma planilha de treinos focada nesta prova e no meu objetivo de baixar o tempo. Talvez por todo este planejamento e empenho desprendido ao longo de 6 meses, muita ansiedade permeou esta prova. Durante os minutos que antecediam a largada, lembrava dos conselhos e do planejamento de ritmo indicados pelo professor Leandro. Muita gente alegre e animada, música alta e muitos brasileiros também esperavam a largada… A prova foi muito bem organizada com um percurso quase que 90% plano, contando com atrações artísticas (de dançarinos de tango à grupo de axé argentino!) praticamente a cada quilômetro. Passamos por inúmeros pontos turísticos da cidade como o Obelisco na Avenida 9 de julho e a Casa Rosada. Havia também uma boa oferta de postos de hidratação com água e isotônico, além de oferecimento de pedaços de frutas (banana e laranja). Com a largada, percebi a quantidade de pessoas inscritas e não consegui alcançar êxito nos primeiros 3 km. Pelo alto número de participantes, não consegui manter o ritmo determinado previamente, correndo um pouco mais devagar para fazer as ultrapassagens necessárias. Acelerei a partir do 4 km diminuindo um pouco no km 15, e voltando a acelerar no km 18. Assim, consegui completar a prova dentro do meu objetivo, fazendo um tempo líquido de 1:54:12. Voltei para casa com a sensação de dever cumprido e com uma felicidade que não sei explicar, com a cabeça a milhão, cheia de novas ideias e metas. Agora, rumo a minha primeira Maratona…”

Parabéns Manú!!! Ficamos muito felizes por você!!

E você? Qual seu objetivo? A gente te ajuda a chegar lá!!

Novo local dos treinos de sábado!

Atenção alunos!!
A partir deste sábado (dia 6) os treinos deste dia serão no PARQUE DO IBIRAPUERA!!
Este sábado como de costume teremos o CIRCUITO FUNCIONAL! E para quem gosta de uns apertões teremos no final do treino um massoterapeuta a disposição de vocês fazendo massagens!
Então aproveite e venha treinar conosco este sábado no PARQUE DO IBIRAPUERA na praça do Porquinho das 7h30 às 9h30 !!
Não falte! Sua presença é importante para nós!